• Impasse ilha graciosa, 4, RCH Direito Sintra Lisboa 2735-277

CULTURA PORTUGUESA OS ESTORES! REPARAR ESTORES EM SINTRA

CULTURA PORTUGUESA OS ESTORES! REPARAR ESTORES EM SINTRA

CULTURA PORTUGUESA OS ESTORES! REPARAR ESTORES EM SINTRA

Cultura portuguesa Os estores

Dirigimos por pequenas aldeias, todo território conhecido. O caminho para Coimbra tem sido percorrido com tanta frequência, mas não com tanta frequência à noite. Entre as pequenas aldeias está escuro como breu. A lua crescente é muito pequena, quase não dá luz.

Todas as casas são escuras. Todos os estores fechados

Isso não é muito diferente do que durante o dia, então todas os estores também costumam ser fechados. Às vezes, você vê uma casa com estores abertos, ou seja, um espaço de cerca de 30 centímetros, no máximo, para que alguma luz entre.

Certa vez, fui com um colega (há 20 anos, trabalhei numa agência imobiliária) durante o dia para pegar algo. “Estamos quase passando, é apenas um pequeno desvio, então você pode ver como eu vivo!”

A atmosfera era como um castelo na casa dele – na semi-escuridão ainda era possível ver a enorme lareira com duas grandes poltronas em frente. O resto estava coberto em sombras misteriosas, porque todas os estores estavam fechados, obviamente. “Uau, você vive muito bem!”

Estores, incrivelmente populares em Portugal. Por que alguem os possui e o que faz com eles?

blogue_cultura-portuguesa-parte-1-os-estores

Todo o conceito é completamente estranho para mim. Não consigo imaginar que moraria em uma casa com estores. Eu me sentiria incrivelmente trancado, porque você não pode simplesmente abri-los.

Um velho amigo (literalmente velho) morava numa casa com estores. No final, ela quase nunca chegava mais ao último andar, então quase sempre ficaram fechados. Continuo achando estranho entrar no mundo do crepúsculo, de um dia radiante com um sol que obriga de apertar os olhos, onde qualquer coisa de repente pode acontecer.

Estávamos sempre conversando na cozinha dela, mas um dia ela precisava de algo no andar de cima. Se eu por favor iria com ela. Mas é claro, você apenas me diz o que fazer.

No andar de cima, fiquei impressionado com a mesma atmosfera que estores fechados aparentemente carregam com elas

Essa sugestão de mistério, essa semi-escuridão um pouco emocionante, a suspeita de descobertas surpreendentes – não acho que um suspense esteja prestes a começar por aqui, mas sim um desenvolvimento psicológico dos personagens principais desta história.

E isso realmente começou, porque tudo o que veio à superfície trouxe de volta memórias. Da velha amiga, é claro. Estes estores garantiram que belas histórias fossem contadas naquela tarde.

Na Casa Principal de Termas-da-Azenha, onde começamos nossa história em nossa pequena vila, tínhamos persianas de madeira. No interior. Isso dá uma atmosfera muito diferente. Você exclui ativamente o mundo exterior. No caso de chuva e tempestade, isso é muito agradável.

Quando a lua está cheia, você pode deixá-los abertos e aproveitar a luz suave antes de adormecer

Persianas de madeira fechadas não proporcionam uma atmosfera tão misteriosa. Talvez porque você saiba que pode abri-las quando quiser. E isso é diferente com as tiras desagradáveis dos estores.

Todas os estores estavam fechadas para todas as casas que passamos na noite passada. Estou acostumado a isso agora, mas sempre há a questão dos turistas que não têm essa experiência: “Essas casas são habitadas?” Porque eles permanecem fechados durante o dia também. E no fim de semana também. Eles simplesmente nunca abrem – e se os abrem, apenas por esses 30 centímetros.

Assim como eu, a maioria dos nossos hóspedes vem do país onde as pessoas vivem em aquários – tudo está sempre aberto. Os Países Baixos. Quando o sol começar a brilhar: tudo será aberto. À noite, todos na sala de estar com todas as luzes acesas: cortinas e tudo aberto.

No início fiz exatamente isso. Mas adaptei muito rápido! Quando o sol começar a brilhar no verão: feche tudo e fica em casa. Naturalmente o mesmo enquanto está à chover. No modo português: almoçar juntos dentro. Ligue o TL, ligue o TV, feche os estores.

Todas as culturas têm a sua própria marca.

O fenômeno Estores é tão português como o bacalhau

O seguinte se aplica a ambos: deve se acostumar com isso!

blogue_cultura-portuguesa-parte-1-os-estores

 

 

  • Partilhar: